Tagged Como decorar com almofadas

Onde eu coloco minha almofada?

Muitas pessoas têm dúvidas em como decorar com almofadas. Vamos te ajudar nesta missão cheia de cor e charme!

Além de aconchego e de tornar o ambiente mais bonito, com vida e moderno, a almofada vai ditar o seu estilo e personalidade em cada local que for utilizada. E ainda: são peça que valorizam qualquer ambiente.

E todas estas vantagens por um preço bastante atrativo. Almofada geralmente tem um custo baixo, em especial se comparado a outros itens decorativos e que, convenhamos, nem têm tanto utilidade assim!

Apesar de toda esta versatilidade, existem algumas dicas de como usar a almofada a favor da sua decoração. Uma peça feita em lã com cashmere, por exemplo, não fica muito bem em um espaço mais despojado.

Quer conferir outras dicas de ouro? Vem com a gente:

almofadas-ambiente-08

Onde colocá-las

As almofadas são versáteis e transmitem estilo. Podem ser utilizadas em qualquer ambiente: salas, quartos de adultos, quartos das crianças, junto à lareira, em varandas, sacadas, terraços, jardins, piscinas e até no chão.

Nos quartos, o ideal é combinar a almofada com a roupa de cama. Não precisa ser conjuntinho. Utilizar a mesma paleta de cores e ornar as estampas, se for o caso, basta. Fica moderno e aconchegante.

A almofada de rolinho é muito utilizada por dar um toque diferente e especial à decoração da cama, inclusive em quartos de crianças. Nas salas, as almofadas conferem charme e elegância, ou um ambiente jovial e despojado, se for o seu estilo.

Aqui a dica é combinar as almofadas com a cor do sofá. Assim como no quarto, trabalhe na mesma paleta de cores. Escolha tecidos fáceis de limpar e com toque macio.

Até porque na sala a almofada não é mero item decorativo. São usadas para deitar e como apoio para as costas ou cabeça. Em sacadas, deck e jardins, a dica está em escolher tecidos impermeáveis.

O tamanho e o estilo vai depender do restante da decoração e de que tipo de estilo você quer passar. No chão, a melhor opção são as almofadas “grandonas”. Neste caso a almofada pode ser junto de um tapete e servir para delimitar um espaço, como um cantinho de leitura ou meditação.

Esta mesma combinação (almofada grande com tapete) pode ser usada para ser colocada próxima à lareira ou empilhadas descontraidamente para assistir à televisão.

Um material diferente para cada ambiente

A regra geral da decoração dita que almofadas de linho ou algodão são as mais utilizadas em um ambiente casual. Lã com cashmere, seda texturizada e cetim demarcam um visual mais sofisticado.

Peças diferenciadas, como almofadas de couro, cordas, crochê, fuxicos ou franjas, dão um toque de originalidade ao ambiente. Mas eles devem sempre estar combinadas a outras peças mais neutras.

Este mesmo mix vale para peças únicas, exclusivas ou que são verdadeiras obras de arte. É o caso das almofadas pintadas à mão, bordadas, com detalhes brilhantes, aplicações, estampadas com desenhos ou outros motivos que lhe concedem a singularidade.

almofadas-ambiente-01

As estações do ano

Poucas pessoas pensam nisso, mas as estações do ano influenciam bastante no material a ser utilizado nas almofadas. Imagina uma almofada de lã em pleno verão nordestino. Não dá, né!?

No inverno, opte por tecidos que ajudam a deixar o ambiente mais quentinho: é o caso da lã, do veludo, do linho rústico e da camurça. As cores marrom e laranja são as mais agradáveis.

No verão, as tramas devem ser mais leves. Cores como branco, bege e azul deixam o ambiente com a sensação de frescor.

Limpeza e conservação

Como as almofadas ficam expostas e também são constantemente manuseadas, é vital que você tenha uma atenção especial com suas peças. Passe uma aspirador de pó com frequência e lave as capas com regularidade. O ideal é que o enchimento seja de fibras de silicone, um material antialérgicos e mais durável do que as almofadas de flocos de espuma.

 

Gostou? Então venha conhecer a coleção de itens sensacionais disponíveis da Hazz. Compre online aqui: www.hazz.com.br